Pele negra precisa de cuidados especiais 1

Pele negra precisa de cuidados especiais

Pele negra tende a ressecar e a apresentar manchas claras.

Por ter maior produção de melanina na pele negra há um aumento do risco de aparecimento de manchas. A pele tende a escurecer e a produzir mais pigmento quando submetida às “agressões” tais como machucados, queimaduras ou mesmo um procedimento estético.

Existe também uma propensão ao ressecamento da pele do corpo com surgimento de manchas mais claras, esbranquiçadas. Portanto, é fundamental a hidratação diária, especialmente nas regiões mais ressecadas.

São sugeridos para esse tipo de pele hidratantes que contenham ureia, manteiga de karité, glicerina e aquaporinas.

A pele negra tem maior tendência à oleosidade e ao desenvolvimento de acne, pois suas glândulas sebáceas produzem maior quantidade de sebo.

Portanto, produtos específicos para esses problemas podem ser prescritos. Recomenda-se não cutucar nem manipular espinhas, pois pode aumentar o risco de manchas na pele.

O rosto da pele negra necessita de higienização duas vezes ao dia – preferencialmente – com sabonetes líquidos, para evitar a formação de cravos e espinhas.

Banhos longos e excessivamente quentes não são recomendados, assim como o uso de buchas e outros “esfoliantes” que possam agredir a pele, causando piora do ressecamento.

A pele negra possui mais melanócitos que a pele branca, o que confere uma proteção extra natural contra a radiação UV.

Esse tipo de pele, tende a sofrer menos os efeitos do fotoenvelhecimento. Mesmo assim necessita de cuidados especiais. Confira!

*Uso diário de filtro solar de boa qualidade, com no mínimo, FPS 30, três vezes ao dia. Isto é, aplicar pela manhã, reaplicar antes do almoço e à tarde;

*Evitar a exposição ao sol das 10 às 16 horas e fazer uso de proteções físicas, tais como: chapéus, bonés, óculos escuros.

*Não fumar, ter uma alimentação equilibrada, evitar estresse e bebidas alcoólicas ajuda e muito a ter uma pele bonita.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *